terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aprovação de requerimentos dá início às investigações da CPI

O relator da CPI, deputado Coffy Rodrigues (PSDB), coerente, pediu durante a sessão a aprovação do requerimento que solicita a requisição ao Governo do Estado de cópia do processo referente à regularização de pendências do Detran com Atento. Na opinião do deputado, a documentação vai auxiliar na inquirição dos 4 depoimentos. Os dois requerimentos foram aprovados na sessão de hoje e que dão início às investigações do fato determinado Atento. O restante dos requerimentos devem ser reapresentados na medida da necessidade e com o andamento das investigações. “A aprovação de novos nomes a serem ouvidos somente acontecerá quando tiver outro fato”, explica Coffy.
A votação do relator foi realizada conforme o acordo obtido em reunião com a presidente da CPI, Stela Farias, validado posteriormente em reunião com seus pares, que as investigações deveriam iniciar ouvindo os ex-presidentes do Detran, Estella Maris Simon e Sérgio Buchmann, e o atual presidente Sérgio Fernando Filomena. Havia ainda a solicitação de convocação do secretario adjunto da Administração e Recursos Humanos, Genilton Ribeiro, para confrontar com a versão das declarações de Buchmann, já que o ex-presidente diz não existir outras testemunhas na conversa que teve com o adjunto da administração.
Ao fim da votação deputados se retiraram da CPI. Como há tempos vem afirmando, Coffy justificou a sua saída da sessão de hoje, no momento dedicado aos assuntos gerais, pelo fato dos áudios que seriam apresentados terem sido disponibilizados à deputada Stela e não à Comissão. “A vinda dessas provas não foram deliberadas pelos demais deputados e se eu permanecesse na reunião estaria consentindo com esta atitude. Vou apresentar um requerimento solicitando que os documentos da Operação Rodin e ação do MPF venham de forma oficial para a CPI e que tenham a apreciação do plenário“, enfatizou o relator.
Coffy disse ainda que a base cumpriu o que foi acordado na reunião de quinta-feira, aprovando a convocação dos 4 nomes que contemplam o fato determinado Atento, mas ressaltou que a deputada Stela não agiu da mesma forma. “Sobre o regramento geral não foi mantido o acordo, parte dele ficou prejudicado, mais uma vez não houve consenso e três itens ainda não ficam pendentes, um deles é referente à realização de uma sessão ordinária por semana”, destacou Coffy.

Um comentário:

  1. Natália,

    parabéns pelo trabalho. A forma ficou muito boa e o conteúdo mantém a seriedade mínima que deve ter um texto jornalístico. Quanto mais a população tiver acesso a informações sérias sobre o que acontece no parlamento melhor. E que bom, que possamos fazer o nosso trabalho, informando a partir de diferentes perspectivas, o que na minha opinião, contribui com a escolha dos eleitores na hora do voto.

    Mais uma vez parabéns, bom trabalho e boa sorte.

    Adriano Marcello Santos

    ResponderExcluir