quinta-feira, 16 de julho de 2009

Coffy viabiliza hemocentro mirim para Canoas


Canoas até o final do ano terá uma Unidade de Coleta e Transfusão de sangue (UCT) ligada ao Hospital de Pronto Socorro, no Bairro Mathias Velho. Essa é uma das conquistas do deputado estadual Coffy Rodrigues (PSDB), que unindo esforços entre Governo Estadual e prefeitura municipal conseguiu viabilizar esta importante estrutura para a população canoense.
Na tarde desta quinta-feira (16), o deputado esteve em audiência com o prefeito Jairo Jorge, a presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), ligada à Secretaria Estadual de Saúde, Silvia Spalding, o diretor do Hemocentro, Gerson Basso, e representes do Rotary para reafirmar o compromisso e ajustar a implantação da unidade.
Segundo Coffy, há 20 anos a cidade de Canoas sonha com o hemocentro e não há melhor lugar do que o HPS para a instalação desta unidade devido à estrutura de alta qualidade. “Com certeza o hospital será uma referência não só para Canoas como para toda a região. Hoje há necessidade de se deslocar até Porto Alegre para ter este tipo de atendimento”, destacou.
A prefeitura disponibilizará um espaço dentro do HPSC e os recursos humanos para o atendimento da UCT. O Estado, será o responsável pelo treinamento destes profissionais e equipamentos. A presidente da FEPP, Silvia Spalding, ressaltou que a UCT funciona como um hemocentro mirim de nível 3.
O projeto inicial é a parceria entre prefeitura e Estado. Num segundo momento, a parceria do Rotary será fundamental para o avanço tecnológico. Representante do Rotary Industrial, Ricardo Bottcher, ressaltou que a instituição vem discutindo a instalação de um hemocentro em Canoas e que o repasse de recursos para a aquisição de equipamentos depende de algumas regras como a continuidade do projeto pela prefeitura.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, parabenizou a iniciativa do deputado e salientou o empenho que o parlamentar tem com os pleitos de Canoas. Jairo colocou a estrutura da prefeitura à disposição para a construção da unidade.
Estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Saúde de Canoas, Beth Colombo, representantes do Rotary Canoas, Cássio Piovesan, Rotary Empreendedor, Elvio Guedes e Márcio Zanatta, a presidente do Rotary Centenário, Valderes Silva, a governadora Assistente dos 5 Clubes Rotarianos, Maria Isabel Viegas, e a secretária adjunta do HPSC, Salete Lanes.
Após a reunião, Coffy e demais autoridades foram visitar o local onde deverá ser instalada a UTC, no HPSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário